quarta-feira, 26 de junho de 2013

CREDO! A Doutrina dos Apóstolos.


Por volta do século VI, foi anexada a liturgia da Igreja do Senhor Jesus, que até aquele momento não possuía nenhuma divisão denominacional, uma confissão coletiva, chamada de “Credo Apostólico”. O Credo não recebeu o nome de Apostólico por ter sido criado pelos apóstolos, mas por ser ele um resumo da pregação e dos ensinos apostólicos, o qual era proclamado através das confissões batismais semelhantes a do eunuco Etíope (“Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” Atos 8:37). Assim foi tomando forma e adquirindo conteúdo, desenvolvendo-se entre os cristãos das primeiras gerações, até chegar em nossas mãos como está hoje:

"Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; Nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está assentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém."

Muitos acham estranho o uso do Credo Apostólico no meio protestante, pois o associam às práticas Católicas, mas devemos nos lembrar que o Credo Apostólico não é uma criação da Igreja Católica Romana. O Credo surgiu com os pais da igreja e possui um conteúdo riquíssimo e totalmente coerente com a mensagem Bíblica. Portanto, podemos e devemos fazer uso dessa confissão, não como algo a ser decorado e repetido, mas como um resumo daquilo que cremos como cristãos, servos do Senhor Jesus.
O nosso Credo Apostólico pode e deve ser usado nos cultos comunitários e também individualmente. Pois ele é teologicamente correto e é uma síntese daquilo que cremos enquanto cristão (Doutrina da TrindadeA Divindade de CristoEncarnação de Cristo e outras Doutrina já apresentadas aqui no Pitadinha de Doutrina e muitas outras que ainda serão). Mas ele não esgota o conjunto daquilo que cremos como Cristãos Evangélicos Reformados. Pois quando o Credo fora escrito, não havia necessidade de se defender, por exemplo, a Doutrina da Inerrância e Suficiência das Escrituras (AQUI).
O Credo Apostólico é um tesouro Teológico deixado pelos crentes das primeiras gerações para nós, crentes de gerações pós-modernas, (pra não dizer de segunda) mas que não podem perder suas raízes Doutrinárias, conforme Paulo nos instrui: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (1 Timóteo 4:16).
Não se enganem, a nossa Igreja não precisa de "novidades" determinadas por modinhas seculares. A Igreja de Cristo precisa é da boa e velha "Doutrina dos apóstolos", a mesma que orientava a Igreja Primitiva (Atos 2.42-47).

2 comentários:

  1. Uma das doutrinas que a igreja moderna perdeu a "noção" e que norteia diretamente o credo apostólico é a Soberania de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos tempos de elevado antropocentrismo. Tudo é para o homem. Quando o homem abraça esse caminho, a primeira coisa que se esquece é da Soberania de Deus, e junto com ela, inúmeras outras Doutrinas igualmente importantes.
    Oremos pelo nosso povo e que a Sã Doutrina jamais se afaste dos nossos lábios e dos nosso corações.

    ResponderExcluir