quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cinco coisas que você precisa saber antes de morrer



1-O Céu é uma realidade maravilhosa, com a qual podemos nos deparar após a morte, o que faz da morte não um fim em si mesmo, mas apenas uma passagem. A realidade do Céu é tão maravilhosa que Paulo chega a dizer o seguinte “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2:9 RA);
A beleza do futuro que nos aguarda é tamanha, que o autor de Apocalipse, João, ao ver, não consegue descrevê-la de outra forma a não ser assim: “A estrutura da muralha é de jaspe; também a cidade é de ouro puro, semelhante a vidro límpido.” (Apocalipse 21:18 RA) “As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas, de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.” (Apocalipse 21:21 RA);
Tudo isso é uma realidade maravilhosa e é o tesouro que Jesus tem preparado para os seus, “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” (João 14:2 RA). Contudo, é preciso ressaltar que essa realidade maravilhosa do céu não é para todos. Vejo pessoas que vivem uma vida longe dos caminhos de Deus, seguindo o curso desse mundo segundo suas próprias paixões, e quando morrem, sempre chega alguém dizendo que “ela está melhor do que nós.” Mentira! E esta é a segunda coisa que você precisa saber antes de morrer:

2-O pecado nos impede de entrar no céu. Algumas ignoram essa realidade, mas o pecado esta presente em cada um nós, desde este pregador que vos escreve, até a mais tenra criança. O pecado é um mal universal dentro da raça humana. Sobre isso, Davi nos diz: “Eu nasci na iniquidade  e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:5 RA). Paulo diz mais: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Romanos 3:23 RA). “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo (Adão), e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12 RA). Por isso, mesmo sendo o céu uma realidade maravilhosa, o pecado, que é uma tragédia horrível, nos impede de entrar nele. Mesmo que nos esforcemos em sermos bons, falharemos. Imagine Deus perguntando a você, Por que eu deveria você permitir que você entre no meu céu? Daí, você como uma boa pessoa que é diz: sou uma pessoa boa, ao longo da minha vida, pequei apenas 3 vezes ao dia, o que é praticamente impossível, pois a Bíblia diz que pecamos em palavras, ações e até pensamentos. Agora conta comigo: 3 por dia = 90 no mês = 1080 por ano. Então para cada ano de vida, você deve acrescer 1000 pecados. Será que com uma ficha assim, Deus autorizaria a sua entrada no céu? A verdade é que todos seriam sumariamente condenados ao inferno, pois apenas um único pecado seria suficiente para nos lançar no inferno. “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10 RA). Por isso, você precisa saber de uma terceira coisa:

3-Cristo morreu pelos nossos pecados. “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,” (1 Coríntios 15:3 RA).  “ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5 RA). Pois de “uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.” (Hebreus 9:26 RA). Para pagar pelos nossos pecados, o Pai enviou seu Filho, o Santo, o Justo, o único concebido sem pecado para morrer pelos nossos pecados. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.” (Isaías 53:4 RA). Cristo morreu pelos nossos pecados, pagando por eles com o seu próprio sangue. Na cruz do Calvário, Jesus suportou toda a Santíssima Ira do Pai contra o pecado dos seus eleitos. Dessa forma, a única solução para os nossos pecados é o Sacrifício substitutivo de Jesus. O que nos leva a quarta coisa que você precisa saber antes de morrer.

4-A Salvação é pela Graça mediante a fé. “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.” (Atos 15:11 RA); “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.” (Romanos 5:15 RA) “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,” (Efésios 2:5 RA) “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efésios 2:8 RA) Não há nada que você possa fazer para se salvar, a não ser ter fé plena e absoluta no filho de Deus, Jesus Cristo. E assim, como o ladrão na cruz, confessar publicamente seus pecados, renunciar-se a si mesmo e confessar ser Jesus o Senhor da sua vida, reconhecendo somente nele os méritos para a sua salvação. Pela Fé que nos é dada por Deus, devemos crer nos méritos de Cristo, refugiando-nos no único abrigo para a Ira divina. Não há outro meio de ser salvo, a não ser pela Graça, mediante a Fé. Em função disso...

5-Os Salvos por Jesus vivem para Ele. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17 RA). Romanos 6.4 nos diz que devemos andar em novidade de vida. “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21 RA). Uma vez que reconhecemos que a nossa salvação é um dom gratuito de Deus, cuja apropriação se dá pela fé. Resta-nos apenas fazer coro com Paulo e dizer que “para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Dizer-se um filho de Deus, que crê em Jesus, mas na prática viver para o mundo e para o pecado, é uma incoerência. Somos salvos com um propósito, fazer brilhar nesse mundo a Glória de Deus. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16 RA).

Agora que você sabe de tudo isso, o que vai fazer? Continuará na mesma, ou tomará um novo rumo em sua vida?


“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário