segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Pública Profissão de Fé (Romanos 10.8-15)


“Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” 

(Romanos 10:8-15 RA)

Este breve estudo tem o propósito de informar quanto a importância e as implicações do importante passo na vida de uma pessoa, que é, sua Pública Profissão de Fé (Abreviando - PPF). “Declarar a Fé é algo extremamente sério e deve partir de um coração sincero e uma mente consciente.” Até porque se você confessa algo e vive outra coisa completamente diferente, pela lógica, podemos ser chamados de loucos.
“Assim, a PPF consiste em se declarar formalmente, diante da Igreja, que cremos no Deus Triúno; que aceitamos as Escrituras como Palavra de Deus; que confessamos nosso pecado e a convicção de que em Cristo temos perdão e salvação; e que declaramos sujeição às autoridades da Igreja, segundo o padrão das Escrituras”.
Com o fim de instruir e confirmar a aptidão do candidato a PPF, o Conselho da Igreja Local, formado pelo pastor e presbíteros, examinará os candidatos sobre os seguintes temas: 1- Sua fé em Cristo; 2- Conhecimento Bíblico; 3- Sua experiência religiosa. Este exame não é um “bicho de sete cabeças”, mas sim um papo amigável sobre o que Deus tem feito e o que esperamos dele. Assim, após o cumprimento dessa exigências, estaremos prontos para Professarmos nossa Fé e nos tornarmos membro na Igreja Presbiteriana do Brasil e no Corpo de Cristo.
Contudo, fazer parte da Igreja do Senhor traz algumas responsabilidades muito sérias: 1- Ter a Bíblia como única regra de Fé e prática; 2- Honrar e Testemunhar o Evangelho; 3- Sustentar a Igreja em suas necessidades; 4- Obedecer às autoridades da Igreja; 5- Ser atuante em sua Igreja. Esses deveres te acompanharão por toda a sua jornada terrena.
Publicar sua Fé e ser Batizado não te fará um Cristão, apenas um membro de igreja, mas crer e fazer a vontade de Deus, imitando o comportamento de Cristo, isso sim te identificará como um legítimo Cristão, ou como diz João 1.12 “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.
Se você ainda não foi batizado, nem professou a sua fe, procure o seu pastor e manifeste o seu desejo de dar este importantíssimo passo em sua vida. Que Deus te abençoe.

Ev. Vanderson Scherre Gomes

Referência Bibliográfica:
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 1. 64p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário