terça-feira, 13 de agosto de 2013

Quando Deus diz: “BASTA!”

15  O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. 16  Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum.” (2 Crônicas 36:15-16 RA)

Introdução;

Lembro de algumas coisas da minha infância que, vez ou outra, acabo associando com algumas histórias da Bíblia. Principalmente quando comparo a disciplina que me foi dada pelos meus pais com a disciplina administrada por Deus para com o seu povo.
Lembro-me de minha mãe me chamando a atenção por uma coisa ou outra e dizendo: “quem avisa amigo é”. Minha irmã, antes de aprender a falar direito, repetia mais ou menos assim: “visa, visa, visa é.” O objetivo dela ao dizer isso era mostrar que ela queria o nosso bem, por isso estava avisando para que não precisasse ser tomada mais nenhuma medida disciplinar.
Mas e quando os avisos não surtiam efeito? Ou seja, éramos advertidos, parávamos por alguns instantes, mas logo em seguida, voltávamos a aprontar. Quando as advertências não surtiam efeito, o chinelo entrava em ação, às vezes a vara. Porém o mais temido dos castigos não era nenhum dos dois. O pior de todos era ficar de castigo no banheirinho. Esse era o terror.  Pense num lugar sem jeito, era lá.
Frio, escuro e não tinha absolutamente nada para se fazer, era pior que o exílio. Mas por algumas vezes eu fui mandado pra lá. Por falta de amor? Certamente não, mas isso acontecia quando minha mãe dizia BASTA, cansei de avisar, ta na hora de agir.
Elucidação:
O livro das Crônicas não conta história de crianças, mas do povo de Deus que se comportava como uma criança arteira: Aprontava, era advertida, recebia algumas palmadas dos povos vizinhos e acabavam se voltando para o Senhor arrependidas. Mas passava-se algum tempo, voltavam para o erro e começava tudo de novo.
Rei após rei Deus demonstrava sua misericórdia e amor, (visa, visa, visa é) até que Deus disse BASTA. E ESSE É O TEMA DA NOSSA MENSAGEM, QUANDO DEUS DIZ: BASTA.
Mas o que pode levar um Deus que misericordioso, amoroso, benigno a dizer BASTA para seus próprios filhos?
1-    Quando não o escutamos;
O texto que lemos é muito claro ao apontar para o amor e misericórdia de Deus, pois diz que desde a madrugada o Senhor falou-lhes por intermédio dos profetas e até da própria Lei, pois em Levítico 26.33-39 e Deuteronômio 28.32-37, quando Deus estabelece aliança com seu povo ELE já apontava para as conseqüências da desobediência, igual a minha mãe.
Mesmo assim o povo desprezava as palavras do Senhor, e este, por ser misericordioso, enviava seus profetas para relembrá-los. Às vezes eram escutados por algum tempo, outras os desprezavam por completo. Como o próprio Jeremias que era o profeta nesse tempo. Jeremias 36.20-26, quando Jeremias entrega uma carta ao rei Zedequias, ele queima o rolo sem dar a mínima para os avisos ali contidos.
Quantas vezes, ainda hoje fazemos a mesma coisa, estamos sendo advertidos por Deus em pregações, quando lemos a palavra e não lhe damos ouvidos. Não rasgamos a Bíblia ou lhe colocamos fogo literalmente, mas nossas ações fazem muito pior.

2-    Quando zombamos dele;
Muito pior que não ouvidos a palavra do Senhor é zombar de sua mensagem, desprezá-la em seu coração e nos seus atos, como se Deus não existisse, ou como se ELE estivesse todo entrevado, incapaz de exercer juízo sobre nós.
O verso 15 apontou para o não escutar da mensagem, mas o 16 fala sobre o que faziam com os mensageiros. Zombarias, desprezo e mofavam. Que significa escarnecer, aplicar maus tratos. Jeremias sabia muito bem disso, pois ele sofreu terrivelmente com o povo de Deus. Além ter sua mensagem ignorada, ele sofreu maus tratos: “Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama.” (Jeremias 38:6 RA).
Por muito tempo o povo esteve envolvido nessas práticas, até que chegou o dia em o Senhor não mandou mais recados, POIS NÃO HAVIA MAIS RÉMEDIO. E sim a espada e a morte. O justo castigo pela negligência e as zombarias para com o Senhor e sua Palavra. Gálatas 6.9 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7 RA)
Quem planta zombaria e desprezo colhe cativeiro e destruição.

CONCLUSÃO
17  Por isso, o SENHOR fez subir contra ele o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário; e não teve piedade nem dos jovens nem das donzelas, nem dos velhos nem dos mais avançados em idade; a todos os deu nas suas mãos. 18  Todos os utensílios da Casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou ele para a Babilônia. 19  Queimaram a Casa de Deus e derribaram os muros de Jerusalém; todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos.” (2 Crônicas 36:17-19 RA)

Todo o povo, começando dos seus líderes, estava totalmente obstinado a fazer o mal v. 11-14. Assim foi necessário mandá-los para o banheirinho, o cativeiro na Babilônia e lá faziam o que está descrito no salmo 137.1-4 (“1 Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. 2  Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 3  pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. 4  Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?”)
Não espere o Senhor dizer: BASTA PRA VOCÊ. Repare bem que não é o pecado em si que condenou o povo, pois quando há arrependimento verdadeiro, Deus está sempre disposto a nos perdoar. O que levou o Senhor a dizer BASTA foi a negligência e as zombarias para com a sua Palavra. Para isso não há remédio a não ser o cativeiro.

Que Deus abençoe sua vida e tenha misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário