sábado, 27 de julho de 2013

A Habitação do Espírito Santo - Gálatas 5.16-26

Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.” 
(Gálatas 5:16-26 RA)

Em dois de nossos estudos recentes (O Batismo com o Espírito SantoO Espírito Santo), falamos sobre a pessoa do Espírito Santo e do seu batismo regenerador, trazendo o perdido e morto pecador de volta a vida. Após esses feitos, o Espírito não nos abandona para voltar aos Céus, mas Ele faz morada permanente no coração regenerado.
Não podemos precisar com certeza o momento em que o Espírito Santo entra na vida de uma pessoa. Pois este é um ato soberano da parte de Deus (Jo.1.13). “Evidentemente, o Espírito Santo já está operando em nós quando percebemos os resultados do novo nascimento. Portanto, a pergunta deve ser: Quando é que tomamos consciência da presença do Espírito Santo em nossas vidas? Quando cremos em Jesus Cristo.” (ROSS, p.11). Só podemos crer pela fé que nos foi plantada pelo próprio Espírito. (Gn. 15.6; Rm.4.3; 1Co.12.3).
A habitação do Espírito Santo na vida do Cristão lhe produz um imenso apego a Jesus como Salvador, pois este mesmo Espírito nos traz a convicção de pecado, mostra-nos o quanto pecadores e degenerados somos, o que nos evidencia como única fonte de Salvação a Pessoa de Cristo e sua obra. Acrescido a isso, aparecem as mudanças no procedimento moral (Gl.5.22-24).
O Espírito Santo habita em nós para que sejamos conduzidos a uma vida “santa e irrepreensível” (Ef.1.4). “O Espírito não nos é dado para um pouco de tempo, mas para sempre. Se Ele nos abandonasse, apenas por um instante, nós perderíamos logo a vida espiritual e recairíamos na morte; porque a nossa vida é Cristo, e Ele este em nós apenas pelo Espírito.” (PACHE, 1957, p.115). Dessa forma um dos propósitos da habitação do Espírito em nós, é nos conduzir a uma vida de  santidade na presença de Deus. Pois sema devida santificação,  “ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14). “Quando o Espírito Santo nos está guiando, exerce uma influência determinante sobre nossas faculdades de raciocínio, capacitando-nos a discernir e a desejar a vontade de Deus nas mais variadas circunstâncias de nossa vida (Fp.1.6;2.13)” (ROSS, p.13).
Mesmo a Bíblia deixando claro o ensino sobre a habitação do Espírito Santo, muitos ainda fazem confusão. Erram neste e em outros assuntos pela falta de conhecimento bíblico. Outros fazem confusão quanto a habitação do Espírito, ao tratarem do assunto na perspectiva do sentimentalismo. Ou seja, quando se sentem bem, associam isso a habitação do Espírito, mas ao sentirem-se tristes, logo pensam que o Espírito os abandonou. “Não há para a nossa vida espiritual outra base mais instável do que os nossos sentimentos. Apoiarmo-nos neles é procurar andar pela vista e não pela fé.” (PACHE, 1957, p.119). Ainda outros, tristemente não possuem consciência da presença do Espírito, devido aos seus pecados não tratados. Os quais fazem separação entre nós e o nosso Deus (Is.59.2). Quando a lepra espiritual envolve nossos corações, nos tornamos insensíveis aos toques do Espírito. Não se acostume com o pecado e nem deixe que este se torne rotina em sua vida. Aquele que confessa e deixa alcança a misericórdia do Senhor, alem de desfrutar da plenitude do mover do Espírito Santo em sua vida.
Quando o Espírito age eficazmente em nossa vida, nos tornamos mais centralizados em Cristo, mais desejosos de fazer sua vontade, cumprindo o Seu querer.
O que o Espírito Santo tem feito em sua vida? Estou mais próximo de Cristo Jesus? As Escrituras Sagradas têm lugar mais destacado em minha vida?


 Referência Bibliográfica
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p. (Consultado)
HODGE, Charles. Teologia Sistemática. Traduzido por Valter G. Martins. São Paulo: Hagnos. 2001. 1711p. (Consultado)
PACHE, René. A Pessoa e a Obra do Espírito Santo. Leiria Portugal: Edições Vida Nova. 1957. 257p.
PACKER, J.I. Teologia Concisa. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2004. 224p. (Consultado) 
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário