sexta-feira, 5 de julho de 2013

A Segunda Vinda de Cristo - Mateus 25.31-46

Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.” 
(Mateus 25:31-46 RA)

Falar da segunda vinda de Cristo é algo interessante e desperta a atenção de muitos. Inda mais quando existem incontáveis teorias e especulações sobre o assunto. Portanto, desde já, quero deixar claro que não pretendemos esgotar o assunto, mas apenas trabalhá-lo de forma objetiva, assim como faz o Credo Apostólico, que em outras palavras, nada mais diz que Jesus voltará e julgará a todos, tanto os vivos, quanto os mortos. A volta de Cristo como Supremo Juiz, é o último estágio e também o ápice de sua exaltação.
Quanto a volta de Jesus, podemos dizer que ela foi predita e muito bem documentada nos Evangelhos e pelos apóstolos: Mateus 24,25; 1Coríntios 15. Assim, podemos ter certeza dela e aguardá-la com Fé, vivendo em santo procedimento e piedade, sabendo que o Senhor vem como ladrão, por isso, esteja preparado.
Alguns detalhes importantes sobre a volta de Jesus são: Ele voltará de forma corpórea (At1.11); De forma visível e inconfundível, não deixando dúvidas a ninguém (Mt. 24.23-27) e de forma gloriosa, quando a imagem do servo sofredor dará lugar ao Rei dos Reis vencedor (Mt.24.30). Sabendo disso, devemos rejeitar ensinos que falam sobre arrebatamento secreto, ou volta espiritual de Jesus.
Sobre o propósito, Berkhof nos ensina: “A segunda vinda de Cristo se dará com o propósito de julgar o mundo e aperfeiçoar a salvação do seu povo. Anjos e homens, vivos e mortos, comparecerão perante ele para serem julgados segundo o registro que deles terá sido guardado, Mt. 24.30,31;25.31,32 [...] Enquanto ele sentenciará os ímpios ao castigo eterno, justificará publicamente os seus e os conduzirá ao perfeito gozo do seu reino eterno. Isto assinalará a vitória completa de Jesus Cristo.” (BERKHOF, 2009, p.325)
Quando Jesus voltar, os mortos ressuscitarão, quer sejam ímpios ou justos, a diferença é que estes para a salvação e aqueles para a condenação. Pois após a ressurreição segue-se o julgamento. Os vivos serão transformados, conforme Paulo diz em 1Co.15.51-52 e também serão julgados.
Os pecados de toda a humanidade, bem como suas boas obras serão expostas e conforme elas serão julgados. Contudo, aqueles que estão em Cristo terão seus pecados apresentados como perdoados (João 5.24).
“Sabendo que Jesus Cristo há de voltar para julgar vivos e mortos, devemos meditar sobre a seriedade de prestar contas a Deus [...]” (ROSS, p.50). Você está preparado? O dia do Senhor se aproxima!


Referência Bibliográfica

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p.

ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 1. 64p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário