domingo, 16 de junho de 2013

A Ascensão de Cristo - Sl. 110.1-7

“Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” (Atos 1:11 RA)

Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos. Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra. De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida.” 
(Salmos 110:1-7 RA)

A frase “subir ao céu” refere-se à ascensão corpórea de Jesus o Cristo. Depois de ser crucificado e sepultado, Cristo ressurgiu dos mortos ao terceiro dia. Ele não subiu imediatamente ao céu. Sua ascensão demorou mais quarenta dias, durante os quais ele manifestou-se visivelmente para mais de quinhentas pessoas. A ascensão de Cristo aconteceu para que ele (1) apresentasse sua obra diante do Pai, (2) para que intercedesse pelo seus, (3) enviasse o Espírito Santo, (4) preparasse lugar para os seus e lhes (5) concedesse dons, além de outros benefícios.
Jesus veio a este mundo com uma missão muito definida. Salvar os eleitos de Deus dos seus pecados. Mas como se faz isso? Sabemos que o salário do pecado é a morte, logo, para que Cristo pudesse salvar os seus, Ele deveria morrer no lugar deles. O modelo sacrifical do Antigo Testamente já apontava para isto, dessa forma, era necessário que Jesus apresentasse sua obra ao Pai (Hb 9.11-12; 13.11-12). A ressurreição e ascensão de Jesus são prova incontestável da aceitação por parte de Deus do sacrifício de seu Filho como nosso substituto.
Desde a entrada do pecado no mundo, o homem tem acesso à presença de Deus somente pela intercessão de um mediador. Podemos ver isso acontecendo no A.T. onde os sacerdotes cumpriam esse papel. Em Cristo, toda a Lei foi cumprida e todo o sistema sacerdotal também. Por isso Jesus é o Sumo-Sacerdote,  (1Tm2.5; 1Jo.2.1-2; Hb.9.11-12;).
Jesus foi elevado aos Céus para que o Espírito Santo nos fosse enviado. Pois este procede do Pai e do Filho. Se Jesus não partisse, o Espírito Santo não viria (Jo.16.7) e Ele é o selo da nossa salvação. É o Espírito Santo que aplica aos nossos corações os méritos de Cristo (Rm.8.9; 2Co.1.21-22).
A ascensão de Cristo implica em algo que gostamos muito, Jesus está preparando nosso lugar no Céu. Podemos ver isso em Jo. 14.2. O Céu é uma realidade prometida por Cristo e aguardada por nós.
Jesus subir para o Espírito Santo descer, o que aconteceu no Pentecostes (At.2.1-4), fez-se necessário para que o Senhor capacitasse aos seus discípulos com dons espirituais para o serviço cristão (Ef.4.11-1; Tg.1.17; 2Pe.1.3).
Portanto, pela fé percebemos que o Senhor, pela sua entrada no céu, abriu o acesso ao reino celestial que Adão havia fechado. Também vemos que a posição de Cristo, à direita do Pai, traz grandes benefícios para nós, devido a sua mediação. Pela fé reconhecemos seu poder, do qual depende toda a nossa coragem, força, recursos e vitória sobre o maligno.


Referência Bibliográfica

ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 1. 64p.

2 comentários:

  1. A você eu desejo e rogo a graça do Senhor, que Ele aumente suas capacidades, que lhe dê um coração cada vez mais entregue e um testemunho cada dia mais gritante para Sua honra e glória.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu querido amigo e irmão. Você sabe que lhe desejo o mesmo e que sua amizade possui um valor indizível para mim. Um grande abraço.

    ResponderExcluir