domingo, 17 de novembro de 2013

O Batismo - Gn.17.1-14/At.2.37-39

“Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus. Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.” (Gênesis 17:1-14 RA)
“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” (Atos 2:37-39 RA)

Conforme vimos recentemente aqui no nosso Blog(AQUI), dentre os Meios de Graça, estão os Sacramentos, os quais são Batismo e Santa Ceia. Hoje, veremos um pouco mais detalhadamente a respeito do Batismo. Embora o entendimento acerca do Batismo seja simples, muito se tem discutido sobre o assunto, principalmente sobre o modo como o batismo é administrado (imersão, aspersão ou efusão); e pedobatismo, ou seja, o batismo infantil; Mas antes de tratarmos desses pontos, vejamos o sentido deste Sacramento.
Quando se pergunta no Breve Catecismo “O que é Batismo?”, ouve-se a seguinte resposta: “Batismo é um sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo significa e sela a nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça, e a promessa de pertencermos ao Senhor. Ref.: Mt.28.19; Jo.3.5; Rm.6.1-11; Gl.3.27.” Assim, este Sacramento tem o sentido de formalmente inaugurar, ou selar nossa admissão junto ao Corpo de Cristo, tornando-nos co-participantes das bênçãos e responsabilidades dessa união. O Batismo também “[...] é um sinal de Deus que significa limpeza interior  e remissão de pecados [...] O batismo significa uma linha divisória na vida humana, porque significa um novo enxerto criador na vida ressurreta de Cristo.” (PACKER, 2004,p.181). Lembramos que embutidos neste “selo batismal”, estão as promessas da Regeneração; União com Cristo; Remissão dos Pecados e Consagração.
Estes aspectos acima mencionados são, em geral, tranquilos e comumente aceitos entre evangélicos, mas quanto ao modo de administração e ao pedobatismo, as discussões se acaloram.
Quando se trata do modo de administração do Batismo, encontramos três formas: aspersão, imersão e efusão. E “Todas as três formas satisfazem o sentido do verbo grego baptizo e a condição de passar sob a, ou emergir da, água purificadora.” (PACKER, 2004,p.182). Não importa da quantidade de água envolvida no batismo, o que importa é que seja feito com água e em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Por questões de praticidade, fazemos uso do batismo por aspersão. Mas “Os Batistas (e alguns outros) afirmam que o mergulhar ou imersão, seguida da emersão é o único modo certo do batismo, desde que este rito deve simbolizar a morte e a ressurreição espirituais do crente.” (BERKHOF, 1992, p.308). Na verdade, não achamos base bíblica para assumirmos que o único modo para o batismo é a imersão. Por outro lado, no V.T. a aspersão era constantemente praticada e muitos batismos do N.T. são logicamente impossíveis de terem sido realizados por imersão (At.9.17-18; At.16.25-34).
O Pedobatismo é outro ponto que por vezes tem provocado discussões. Este é outro ponto que discordamos dos Batistas e outros mais, que afirmam que o batismo é restrito aos adultos, por estes terem entendimento. Contudo, admitimos e praticamos o Batismo Infantil. Entendemos que os sacramentos são os mesmos tanto no Velho, quanto no Novo Testamento, Circuncisão e Páscoa no V.T. e Batismo e Santa Ceia no N.T. Embora os ritos sejam diferentes, a ordenança e o conteúdo espiritual é o mesmo. “No N.T. o batismo substitui a circuncisão como sinal e selo da entrada no pacto da graça. A circuncisão foi anulada (At.15.1-2; Gl.2.3-5), e se o batismo não a substitui, não há então rito iniciatório no presente. Mas Cristo claramente o instituiu como tal (Mt.28.19-20; Mc. 16.15-16). O Batismo se harmoniza com a circuncisão no significado espiritual, simbolizando a remoção do pecado (At.2.38; Tt.3.5). Além disso, em Atos 2.39 está ligado com a promessa. A exclusão das crianças no N.T. requereria um declaração inequívoca para esse fim, mas é exatamente o contrário que se verifica (At.2.39; Mt.19.14;).” (BERKHOF, 1992, p.312-313).


Referência Bibliográfica

BERKHOF, Louis. Manual de Doutrina Cristã. Patrocínio: CEIBEL. 2ª Ed. 1992. 364p.

PACKER, J.I. Teologia Concisa. Traduzido por Rubens Castilho. São Paulo: Cultura Cristã. 2ª Ed. 2004. 224p

ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.

Sugestões de Leitura





2 comentários:

  1. Como sempre ,você escreve e fala muito sobriamente.
    O Batismo é o rito de passagem no N.T. tanto para adultos qto para crianças. Mas para os adultos pesa a responsabilidade do compromisso feito por terem plena consciência do sacramento. Já para os infantis essa responsabilidade recai sobre os pais, não para garantir aos filhos salvação, mas instrução nas sãs doutrinas.
    Aliás... batismo não garante salvação, ele é apenas um sinal externo que comunica uma graça recebida no coração, quando a graça não o alcança, ele se torna apenas um desperdício de água... e as vezes muita água, hehe. Lembrando que muitos circuncidados não foram de fato transformados.
    Acho que ficou grande meu comentário, mas um post tão bom sempre nos inspira... parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar e pelos elogios. Seu comentário foi muito valioso, pois faz um destaque importante sobre o assunto. De nada adianta ser batizado pelo Jordão inteiro e não ser Batizado (regenerado) pelo Espírito Santo, como você mesmo disse, seria um mero desperdício de água.
      Mais uma vez muito obrigado e sinta-se sempre a vontade para comentar.

      Excluir