domingo, 27 de outubro de 2013

A Graça de Deus e os seus Meios - Cl.2.10-15

Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Colossenses 2:10-15 RA)

O Sol brilha e a chuva cai para todos, independente das boas ou más ações das pessoas.Na Teologia, isso recebe o nome de graça comum, ou seja, pela sua Graça (favor imerecido), Deus derrama bênçãos que abrangem a todas as pessoas. Mas para os seus eleitos, aqueles que creram em Jesus e o confessaram ser Senhor e Salvador de suas vidas, Deus lhes reservou alguns “presentes extras”, que são os meios de graça.
Entende-se por meios de graça as vias, ou caminhos, ordinariamente estabelecidos por Deus, através dos quais O Espírito Santo salva, edifica, santifica e abençoa  os seus. Pegando carona com Charles Hodge: “Os meios de graça, segundo as normas de nossa Igreja, são a Palavra de Deus, os Sacramentos e a Oração.” (HODGE, 2001, p.1367, grifo nosso).
A Palavra de Deus é o primeiro e o mais importa dos meios de graça, pois enquanto os sacramentos e a oração, sem a instrução da Palavra, perdem o seu sentido,  “[...] a Palavra pode existir e também é completa sem os sacramentos, os sacramentos nunca são completos sem a Palavra.” (BERKHOF, 2009, p.569). Ainda, segundo Berkhof, a Bíblia é o princípio do conhecimento, de onde flui todo o conhecimento teológico e também é “[...] o meio que o Espírito Santo emprega para a propagação da Igreja e para a edificação e nutrição dos santos.” (BERKHOF, 2009, p.563). “A Palavra de Deus não só é necessária para a Salvação, mas também é divinamente eficaz para o cumprimento desse fim.” (HODGE, 2001, p.1367)  É a Palavra de Deus que orienta a oração e da sentido aos Sacramentos. (Sl.19; Sl.119; Jo.17.17; Rm.10.13-17;)
Por sua vez, “Os sacramentos (Batismo e Santa Ceia) são santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fazer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a sua palavra.” (CFW, XXVII.I). Quando eu estava me preparando para ser batizado e fazer minha pública profissão de fé, lembro-me do Pastor Altair repetindo sempre que “os sacramentos são sinais visíveis de uma graça invisível”. Os sacramentos são os mesmos tanto no Velho, quanto no Novo Testamento, Circuncisão e Páscoa no V.T. e Batismo e Santa Ceia no N.T. Embora os ritos sejam diferentes, a ordenança e o conteúdo espiritual é o mesmo. O Batismo e a Circuncisão identificam o pecador regenerado como admitidos junto ao corpo de Cristo, enquanto a Santa Ceia e a Páscoa apontam para a permanência e a comunhão dessa pessoa junto ao povo de Deus e ao próprio Cristo. “No A.T., os selos apontaram para o futuro, enquanto no N.T. são comemorativos.” (ROSS, p.38). (1Co.10.2; Cl.2.11; Dt.30.6; Ez. 36.25;)
A oração é um oferecimento de nossos desejos a Deus. A vida cristã sem oração não pode nem mesmo ser chamada de vida. Pois a vida cristã flui da oração e do meditar na Palavra. Muito mais vale um homem de oração nas mãos de Deus do que os maiores talentos intelectuais do mundo todo. A oração nos aproxima de Deus e, ao mesmo tempo, nos afasta do pecado. A oração é um meio de Graça, ou seja, um mecanismo instituído pelo próprio Deus para nos aproximarmos dele e, automaticamente, recebermos bênçãos, conforto e instrução. (1Ts 5:17; Rm.8.26) - Tome posse dos meios de graça que Deus preparou para você!


Referência Bibliográfica
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. Traduzido por Odayr Olivetti. São Paulo: Cultura Cristã. 3ª Ed. 2009. 720p.
HODGE, Charles. Teologia Sistemática. Traduzido por Valter G. Martins. São Paulo: Hagnos. 2001. 1711p.
ROSS, I.G.G. Curso Preparatório para  Pública Profissão de Fé. São Paulo: Cultura Cristã. Parte 2. 64p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário