O CREDO ATANÁSIO
ORIGEM
O Credo de Atanásio,
subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã, é geralmente atribuído
a Atanásio, Bispo de Alexandria (século IV), mas estudiosos do assunto conferem
a ele data posterior (século V). Sua forma final teria sido alcançada
apenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste credo provém de um
sermão de Cesário, no início do século VI.
O credo de Atanasio, com
quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é considerado “um
majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes
mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de
naturezas de um único Cristo.”
TEXTO
1. Todo aquele que quiser
ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé universal. 2. A
qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá
para sempre. 3. Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em
Trindade, e a Trindade em unidade. 4. Não confundindo as pessoas, nem dividindo
a substância. 5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do
Espírito Santo outra. 6. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma
divindade, igual em glória e co-eterna majestade. 7. O que o Pai é, o mesmo é o
Filho, e o Espírito Santo. 8. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o
Espírito Santo é não criado. 9. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o
Espírito Santo é ilimitado. 10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito
Santo é eterno. 11. Contudo, não há três eternos, mas um eterno. 12. Portanto
não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um
ilimitado. 13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o
Espírito Santo é onipotente. 14. Contudo, não há três onipotentes, mas um só
onipotente. 15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
16. Contudo, não há três Deuses, mas um só Deus. 17. Portanto o Pai é Senhor, o
Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. 18. Contudo, não há três Senhores,
mas um só Senhor. 19. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a
confessar cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos
proibidos pela religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores. 20.
O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado. 21. O Filho procede do
Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado. 22. O Espírito Santo procede do
Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. 23.
Portanto, há um só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito
Santo, não três Espíritos Santos. 24. E nessa Trindade nenhum é primeiro ou
último, nenhum é maior ou menor. 25. Mas todas as três pessoas co-eternas são
co-iguais entre si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade
em trindade, como a trindade em unidade deve ser cultuada. 26. Logo, todo
aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade. 27.
Mas também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na
encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo. 28. É, portanto, fé verdadeira, que
creiamos e confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus
como homem. 29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem
nascido no tempo da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus, perfeito homem,
subsistindo de uma alma racional e carne humana. 31. Igual ao Pai com relação à
sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua humanidade. 32. O qual,
embora seja Deus e homem, não é dois mas um só Cristo. 33. Mas um, não pela
conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua
humanidade. 34. Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela
unidade de pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um
só homem, assim Deus e homem constituem um só Cristo. 36. O qual sofreu por
nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. 37.
Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para
julgar os vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com
seus corpos, e prestarão conta de sua obras. 39. E aqueles que houverem feito o
bem irão para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo
eterno. 40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia
firmemente nela, não pode ser salvo.
NOTAS
* Extraído de Paulo
Anglada, Sola Scriptura : A Doutrina Reformada das Escrituras (São
Paulo: Os Puritanos, 1998), 180-82.
A. A. Hodge, The Confession of Faith (
Edinburgh & Pennsylvania: The Banner of Truth Trust, 1992 ), 7.
O termo universal traduz
a palavra católica , a qual também poderia ser traduzida por geral .
Traduzido a partir do inglês de A. A. Hodge, Outlines
of Theology ( Edinburgh, & Pennsylvania: The Banner of Truth Trust,
1991), 117-118.
Este texto foi extraído na íntegra do Site Monergismo.
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